DECRETO 5.233, DE 06 DE OUTUBRO DE 2004

(D. O. 07-10-2004)

(Revogado pelo Decreto 6.601, de 10/10/2008). Estabelece normas para a gestão do Plano Plurianual 2004-2007 e de seus Programas e dá outras providências.

Atualizada(o) até:

Não houve.

(Arts. - - - - - - - - - 10 - 11 - 12 - 13 - 14 -

O Presidente da República, no uso da atribuição que lhe confere o art.84, IV, da Constituição, e tendo em vista o disposto na Lei 10.933, de 11/08/2004, decreta:

DECRETO 5.233, DE 06 DE OUTUBRO DE 2004

(D. O. 07-10-2004)

(Revogado pelo Decreto 6.601, de 10/10/2008). Estabelece normas para a gestão do Plano Plurianual 2004-2007 e de seus Programas e dá outras providências.

Atualizada(o) até:

Não houve.

(Arts. - - - - - - - - - 10 - 11 - 12 - 13 - 14 -

O Presidente da República, no uso da atribuição que lhe confere o art.84, IV, da Constituição, e tendo em vista o disposto na Lei 10.933, de 11/08/2004, decreta:

Art. 1º

- A gestão do Plano Plurianual, para o quadriênio 2004-2007, orientada segundo os critérios de eficiência, eficácia e efetividade, é constituída pela gestão estratégica e pela gestão tático-operacional.

§ 1º - A gestão estratégica, de responsabilidade do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, em conjunto com a Casa Civil da Presidência da República e em articulação com os demais órgãos do Poder Executivo, compreende o monitoramento, a avaliação e a revisão dos desafios e dos programas prioritários do Plano Plurianual.

§ 2º - A gestão tático-operacional, de responsabilidade dos órgãos dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, compreende a implementação, o monitoramento, a avaliação e a revisão dos programas.

§ 3º - Caberá ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão coordenar os processos de monitoramento, de avaliação e de revisão dos programas e do Plano Plurianual, bem como disponibilizar metodologia, orientação e apoio técnico à gestão tático-operacional.


Art. 2º

- Para os fins deste decreto, são utilizados os conceitos conforme glossário constante do Anexo.


Art. 3º

- Os titulares dos órgãos dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, relacionados no Anexo III da Lei 10.933, de 11/08/2004, identificarão, em ato próprio, no prazo de até trinta dias, contado da publicação deste Decreto, as unidades administrativas às quais cada programa e cada ação, sob sua responsabilidade, estejam vinculados.

Parágrafo único - Caberá aos órgãos responsáveis pelos programas e ações manter atualizadas no Cadastro de Programas e Ações do Plano Plurianual e dos Orçamentos da União as informações de que trata o caput.


Art. 4º

- A gestão do programa é de responsabilidade do gerente de programa, que poderá contar com o apoio de gerente-executivo, e a gestão da ação é de responsabilidade do coordenador de ação.

§ 1º - O gerente de programa é o titular da unidade administrativa à qual o programa está vinculado, e o coordenador de ação é o titular da unidade administrativa à qual se vincula a ação, nos termos do art. 3º.

§ 2º - Compete ao gerente de programa:

I - negociar e articular os recursos para o alcance dos objetivos do programa;

II - monitorar e avaliar a execução do conjunto das ações do programa;

III - indicar o gerente executivo, se necessário;

IV - buscar mecanismos inovadores para financiamento e gestão do programa;

V - gerir as restrições que possam influenciar o desempenho do programa;

VI - elaborar o plano gerencial do programa, que incluirá o plano de avaliação; e

VII - validar e manter atualizadas as informações do desempenho físico das ações, da gestão de restrições e dos dados gerais do programa, sob sua responsabilidade, mediante alimentação do Sistema de Informações Gerenciais e de Planejamento - SIGPlan.

§ 3º - Compete ao gerente-executivo apoiar a atuação do gerente de programa, no âmbito de suas atribuições.

§ 4º - Compete ao coordenador de ação:

I - viabilizar a execução e o monitoramento de uma ou mais ações do programa;

II - responsabilizar-se pela obtenção do produto expresso na meta física da ação;

III - utilizar os recursos de forma eficiente, segundo normas e padrões mensuráveis;

IV - gerir as restrições que possam influenciar a execução da ação;

V - estimar e avaliar o custo da ação e os benefícios esperados;

VI - participar da elaboração dos planos gerenciais dos programas; e

VII - efetivar o registro do desempenho físico, da gestão de restrições e dos dados gerais das ações, sob sua responsabilidade, no SIGPlan.

§ 5º - O Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão estabelecerá a periodicidade para o registro das informações no SIGPlan.


Art. 5º

- Será constituído em cada órgão do Poder Executivo um comitê de coordenação dos programas, com a finalidade de coordenar os processos de gestão para o alcance dos objetivos setoriais, por meio da validação e pactuação dos planos gerenciais de cada programa.

§ 1º - Integrarão o comitê de que trata este artigo o Secretário-Executivo do órgão, ou cargo equivalente, como coordenador, o Subsecretário de Planejamento, Orçamento e Administração, ou cargo equivalente, os gerentes de programa e outros titulares de unidades e de entidades vinculadas, indicados.

§ 2º - As funções atribuídas ao comitê de que trata o caput poderão ser exercidas por unidade colegiada de coordenação em funcionamento no órgão, desde que observada, na sua composição, o disposto no § 1º deste artigo.


Art. 6º

- Cada órgão do Poder Executivo deverá criar para cada programa multissetorial, sob sua responsabilidade, um comitê gestor de programa, com a finalidade de monitorar e avaliar o conjunto de suas respectivas ações, por meio do plano gerencial do programa.

§ 1º - Integrarão o comitê de que trata este artigo o gerente de programa, os coordenadores de ação e o gerente-executivo, se houver.

§ 2º - Para a gestão de programas intra-setoriais, poderão ser constituídos comitês gestores de programa, a critério do órgão responsável pelo programa.


Art. 7º

- Os temas transversais, quando de interesse da administração pública federal, serão geridos pelas respectivas Câmaras do Conselho de Governo e seus Comitês Executivos, bem assim por grupos de trabalho específicos para esse fim constituídos.


Art. 8º

- Fica instituído, nos termos do § 1º do art. 9º da Lei 10.933/2004, o Sistema de Avaliação do Plano Plurianual, no âmbito do Poder Executivo, sob a coordenação do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, competindo-lhe definir diretrizes e orientações técnicas para seu funcionamento.

§ 1º - O Sistema de Avaliação do Plano Plurianual será apoiado por uma Comissão de Monitoramento e Avaliação do Plano Plurianual, a ser instituída no Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, e por unidade de monitoramento e avaliação de cada Ministério, órgão equivalente ou de cada Secretaria Especial da Presidência da República.

§ 2º - Caberá à Comissão de Monitoramento e Avaliação do Plano Plurianual elaborar propostas de normas e procedimentos gerais, relativos ao monitoramento e avaliação dos programas do Poder Executivo, bem como oferecer elementos técnicos que orientem o processo de alocação de recursos orçamentários e financeiros e a revisão dos programas, com vistas ao alcance dos resultados.

§ 3º - A Comissão de que trata este artigo será constituída por representantes de órgãos do Poder Executivo e contará com suporte técnico e administrativo da Secretaria de Planejamento e Investimentos Estratégicos do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão.

§ 4º - À unidade de monitoramento e avaliação, de cada órgão, cabe apoiar a elaboração dos planos gerenciais, o monitoramento e a avaliação dos programas, bem como oferecer subsídios técnicos que auxiliem na definição de conceitos e procedimentos específicos.

§ 5º - A Secretaria-Geral da Presidência da República e o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão definirão, em conjunto, diretrizes para a participação da sociedade civil na avaliação dos programas e do Plano Plurianual.


Art. 9º

- O plano gerencial do programa, que inclui o plano de avaliação, assim como suas atualizações, será encaminhado pelo gerente de programa ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, por meio do SIGPlan.


Art. 10

- A Casa Civil da Presidência da República e o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão coordenarão, em conjunto, o processo de seleção, monitoramento e avaliação dos programas prioritários, em articulação com os demais órgãos do Poder Executivo, podendo definir instrumentos complementares de gestão.

Parágrafo único - A Casa Civil da Presidência da República e o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão poderão, em conjunto, fixar em instrumento formal com órgãos do Poder Executivo, responsáveis pela implementação dos programas prioritários de que trata o caput, as estratégias indispensáveis ao alcance do resultado desses programas.


Art. 11

- Observadas as restrições da Lei de Responsabilidade Fiscal, o Poder Executivo poderá firmar compromissos, agrupados por sub-regiões, com Estados, Municípios e o Distrito Federal, na forma de pacto de concertamento, definindo atribuições e responsabilidades das partes, com vistas à execução do Plano Plurianual e de seus programas.

Parágrafo único - Os pactos de concertamento de que trata o caput abrangerão os programas e ações estruturantes para o projeto de desenvolvimento local, que contribuam para os objetivos do Plano Plurianual, e contarão com a participação da sociedade civil.


Art. 12

- Os titulares das empresas que integram o orçamento de investimento das empresas estatais e do Ministério da Defesa identificarão, em ato próprio, no prazo de até trinta dias, contado da publicação deste Decreto, os gerentes de programas e os coordenadores de ação, dos programas e ações sob sua responsabilidade, não se aplicando o disposto no caput do art. 3º deste Decreto.


Art. 13

- O Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão deverá manter atualizada a relação dos gerentes e coordenadores de ação de todos os programas e, ainda, mediante ato próprio, estabelecer os calendários e eventos do ciclo de gestão e orientações complementares necessárias ao cumprimento deste Decreto.


Art. 14

- Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.

Brasília, 06/10/2004. Luiz Inácio Lula da Silva

 

A N E X O

GLOSSÁRIO

Avaliação de Programas

Processo decoleta e análise sistemáticas de informações sobre características,processos e impactos de um programa, com base em critérios de eficiência, eficácia eefetividade, de forma a gerar recomendações para aperfeiçoar a gestão e a qualidade dogasto público.

Avaliação do PPA

Processosistemático de aferição periódica dos resultados e da aplicação dos recursos,segundo os critérios de eficiência, eficácia e efetividade, permitindo suaimplementação no âmbito das organizações públicas, o aperfeiçoamento do PlanoPlurianual e o alcance dos objetivos de governo.

Câmaras de Conselho de Governo

Sãocolegiados criados em ato do Poder Executivo, com a finalidade de formular políticaspúblicas cujo escopo ultrapasse as competências de um único Ministério. As açõesexecutivas das Câmaras são desenvolvidas por Comitês Executivos, cuja composição efuncionamento são definidos em ato do Poder Executivo.

Cadastro de Programas e Açõesdo Plano Plurianual e dos orçamentos da União

É o meio deregistro das informações relevantes sobre os programas e ações orçamentárias e écomposto de um acervo de dados que abrange a programação de médio prazo,consubstanciada no Plano Plurianual, e a programação anual, constante dos orçamentosfiscal, da seguridade social e de investimentos das empresas estatais da União.

Coordenador de Ação

É oresponsável pela obtenção do produto (bem ou serviço) que contribui para atender aosobjetivos de um programa, executa e monitora uma ou mais ações.

Ciclo de gestão do PPA

Conjunto deeventos integrados que viabilizam o alcance dos objetivos de governo. O ciclo compreendeos processos de elaboração da programação, considerando prévio diagnóstico doproblema ou demanda da sociedade, a implementação dos programas, o monitoramento,avaliação e revisão deles.

Desafios

São alvos aserem atingidos para promover a estratégia de desenvolvimento proposta no PlanoPlurianual. Os desafios são enfrentados por meio da implementação dos programas.

Efetividade

É a medida dograu de atingimento dos objetivos que orientaram a constituição de um determinadoprograma, expressa pela sua contribuição à variação alcançada dos indicadoresestabelecidos pelo Plano Plurianual.

Eficácia

É a medida dograu de atingimento das metas fixadas para um determinado projeto, atividade ou programaem relação ao previsto.

Eficiência

É a medida darelação entre os recursos efetivamente utilizados para a realização de uma meta paraum projeto, atividade ou programa frente a padrões estabelecidos

Elaboração do PPA

Processo deconcepção de orientações estratégicas, diretrizes e objetivos estruturados emprogramas com vistas ao alcance do projeto de Governo.

Estratégia de Desenvolvimento

É a sínteselógica do programa de governo que articula, de forma consistente, o conjunto depolíticas públicas - social, econômica, de infra-estrutura, ambiental e regional - comvistas à transformação da sociedade a longo prazo.

Gestão de Programas

Processocomposto pelas etapas de implementação, monitoramento, avaliação e revisão dosprogramas, visando o alcance de seu objetivo e contribuindo para o alcance da estratégiade desenvolvimento do Plano Plurianual.

Implementação de Programas

Processoestruturado que articula diversos tipos de recursos (materiais, humanos, financeiros,informacionais e institucionais) para a execução das metas físicas das ações quecompõem o programa e o alcance de seus objetivos.

Monitoramento de Programas

Processo deacompanhamento da execução das ações do programa visando à obtenção deinformações para subsidiar decisões, bem como a identificação e a correção deproblemas.

Monitoramento do PPA

Processocontínuo de acompanhamento da implementação do Plano Plurianual, referenciado naestratégia de desenvolvimento e nos desafios, que objetiva subsidiar a alocação dosrecursos, identificar e superar restrições sistêmicas, corrigir rumos, sistematizarelementos para subsidiar os processos de avaliação e revisão, e, assim, contribuir paraa obtenção dos resultados globais desejados.

Órgão Público

Unidadeorganizacional instituída para o desempenho de funções estatais por meio de seusagentes. São unidades integrantes da estrutura da administração direta e daadministração indireta da União.

Pacto de Concertamento

Processo deplanejamento e gestão integrados e compartilhados pelos três entes da Federação e asociedade, que busca a convergência de prioridades e a sincronização de ações, comoforma de apoiar a implementação de um projeto de desenvolvimento regional articulado àestratégia nacional de desenvolvimento que orientou a elaboração do PPA 2004-2007.

Plano gerencial

Planogerencial é o instrumento que orienta a implementação, monitoramento, avaliação erevisão de cada programa, subsidia os processos de tomada de decisão e estabelece oscompromissos entre os diversos atores que interagem para o alcance de seu objetivo.

Programa

Instrumento deorganização da atuação governamental com vistas ao enfrentamento de um problema.Articula um conjunto coerente de ações (orçamentárias e não-orçamentárias) queconcorrem para objetivos setoriais preestabelecidos, constituindo uma unidade básica degestão com responsabilidade pelo desempenho e transparência das ações de governo.

Programa Intra-Setorial

Programa quepossui ações de responsabilidade de mais de uma unidade administrativa do mesmo órgão.

Programa Multisetorial

Programa quetem pelo menos uma ação de unidade administrativa de órgão diverso ao que detém aresponsabilidade pelo programa.

Programa Unissetorial

Programa quepossui todas as ações de responsabilidade de uma única unidade administrativa do mesmoórgão, seja da administração direta ou indireta.

Programa Prioritário

Programa deelevado impacto na estratégia de desenvolvimento do governo, devendo contar com gestãodiferenciada, conforme proposto no anexo das metas e prioridades da Lei de DiretrizesOrçamentárias.

Revisão do PPA

Processo deadequação do Plano Plurianual às mudanças internas e externas da conjuntura política,social e econômica, por meio da alteração, exclusão ou inclusão de programa,resultante dos processos de monitoramento e avaliação.

Sub-Região

Grupo demunicípios organizados a partir de um projeto de desenvolvimento local.

Temas Transversais

Temas queenvolvem valores e conceitos que devem ser considerados na ação de governo, tais comodireitos humanos, meio ambiente, gênero, raça e etnias.

Unidade Administrativa

Unidadeorganizacional subordinada ou vinculada a órgão da administração pública, conformesua estrutura organizacional.