DECRETO 5.683, DE 24 DE JANEIRO DE 2006

(D. O. 25-01-2006)

(Revogado pelo Decreto 8.109, de 17/09/2013). Administrativo. Servidor público. Aprova a Estrutura Regimental e o Quadro Demonstrativo dos Cargos em Comissão e das Funções Gratificadas da Controladoria-Geral da União, e dá outras providências.

Atualizada(o) até:

Decreto 8.109, de 17/09/2013 (Revogação total).

Decreto 7.547, de 04/08/2011 (arts. 1º, 6º, 8º, 12-A, 14, 17, 18, 19 e Anexo II - Vigência em 26/08/2011).

Decreto 6.656, de 20/11/2008 (arts. 3º, 7º, 11, 13 e Anexo II).

(Arts. - - - - - - - - - 10 - 11 - 12 - 12-A - 13 - 14 - 15 - 16 - 17 - 18 - 19 - 20 - 21 - 22 - 23 - 24 - 25 - 26 - 27 - 28 - 29 - 29-A -

Capítulo I - Da Natureza e Competência (Art. 1)

Capítulo II - Da Estrutura Organizacional (Art. 3)

Capítulo III - Das Competências dos Órgãos (Art. 4)

Seção I - Dos Órgãos de Assistência Direta e Imediata ao Ministro de Estado (Art. 4)
Seção II - Dos Órgãos Específicos Singulares (Art. 10)
Seção III - Das Unidades Descentralizadas (Art. 20)
Seção IV - Dos Órgãos Colegiados (Art. 21)

Capítulo IV - Das Atribuições dos Dirigentes (Art. 24)

Seção I - Do Secretário-Executivo (Art. 24)
Seção II - Dos demais Dirigentes (Art. 25)

Capítulo V - Das Disposições Finais (Art. 26)

O Presidente da República, no uso das atribuições que lhe confere o art. 84, incs. IV e VI, alínea «a », da Constituição, decreta:

Art. 1º - Ficam aprovados a Estrutura Regimental e o Quadro Demonstrativo dos Cargos em Comissão e das Funções Gratificadas da Controladoria-Geral da União, na forma dos Anexos I e II a este Decreto.

Art. 2º - Em decorrência do disposto no art. 1º, ficam remanejados, na forma do Anexo III a este Decreto, os seguintes cargos em Comissão do Grupo-Direção e Assessoramento Superiores - DAS:

I - da Secretaria de Gestão, do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, para a Controladoria-Geral da União, um DAS 101.5; dezenove DAS 101.4; sete DAS 101.3; cento e quarenta e cinco DAS 101.2; vinte e sete DAS 101.1; e um DAS 102.4; e

II - da Controladoria-Geral da União para a Secretaria de Gestão, do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, um DAS 102.5; sete DAS 102.3; cento e quarenta e cinco DAS 102.2; e vinte e sete DAS 102.1.

art. 3º- Os apostilamentos decorrentes da aprovação da Estrutura Regimental de que trata o art. 1º deverão ocorrer no prazo de vinte dias, contado da data de publicação deste Decreto.

Parágrafo único - Após os apostilamentos previstos no caput, o Ministro de Estado do Controle e da Transparência fará publicar no Diário Oficial da União, no prazo de trinta dias, contado da data de publicação deste Decreto, relação nominal dos titulares dos cargos em comissão do Grupo-Direção e Assessoramento Superiores - DAS a que se refere o Anexo II, indicando, inclusive, o número de cargos vagos, sua denominação e respectivo nível.

Art. 4º - O regimento interno da Controladoria-Geral da União será aprovado pelo Ministro de Estado do Controle e da Transparência e publicado no Diário Oficial da União no prazo de noventa dias, contado da data de publicação deste Decreto.

Art. 5º - Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.

Art. 6º - Fica revogado o Decreto 4.785, de 21/07/2003.

Brasília, 24/01/2006; 185º da Independência e 118º da República Luiz Inácio Lula da Silva

ANEXO I - ESTRUTURA REGIMENTAL DA CONTROLADORIA GERAL DA UNIÃO

DECRETO 5.683, DE 24 DE JANEIRO DE 2006

(D. O. 25-01-2006)

(Revogado pelo Decreto 8.109, de 17/09/2013). Administrativo. Servidor público. Aprova a Estrutura Regimental e o Quadro Demonstrativo dos Cargos em Comissão e das Funções Gratificadas da Controladoria-Geral da União, e dá outras providências.

Atualizada(o) até:

Decreto 8.109, de 17/09/2013 (Revogação total).

Decreto 7.547, de 04/08/2011 (arts. 1º, 6º, 8º, 12-A, 14, 17, 18, 19 e Anexo II - Vigência em 26/08/2011).

Decreto 6.656, de 20/11/2008 (arts. 3º, 7º, 11, 13 e Anexo II).

(Arts. - - - - - - - - - 10 - 11 - 12 - 12-A - 13 - 14 - 15 - 16 - 17 - 18 - 19 - 20 - 21 - 22 - 23 - 24 - 25 - 26 - 27 - 28 - 29 - 29-A -

Capítulo I - Da Natureza e Competência (Art. 1)

Capítulo II - Da Estrutura Organizacional (Art. 3)

Capítulo III - Das Competências dos Órgãos (Art. 4)

Seção I - Dos Órgãos de Assistência Direta e Imediata ao Ministro de Estado (Art. 4)
Seção II - Dos Órgãos Específicos Singulares (Art. 10)
Seção III - Das Unidades Descentralizadas (Art. 20)
Seção IV - Dos Órgãos Colegiados (Art. 21)

Capítulo IV - Das Atribuições dos Dirigentes (Art. 24)

Seção I - Do Secretário-Executivo (Art. 24)
Seção II - Dos demais Dirigentes (Art. 25)

Capítulo V - Das Disposições Finais (Art. 26)

O Presidente da República, no uso das atribuições que lhe confere o art. 84, incs. IV e VI, alínea «a », da Constituição, decreta:

Art. 1º - Ficam aprovados a Estrutura Regimental e o Quadro Demonstrativo dos Cargos em Comissão e das Funções Gratificadas da Controladoria-Geral da União, na forma dos Anexos I e II a este Decreto.

Art. 2º - Em decorrência do disposto no art. 1º, ficam remanejados, na forma do Anexo III a este Decreto, os seguintes cargos em Comissão do Grupo-Direção e Assessoramento Superiores - DAS:

I - da Secretaria de Gestão, do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, para a Controladoria-Geral da União, um DAS 101.5; dezenove DAS 101.4; sete DAS 101.3; cento e quarenta e cinco DAS 101.2; vinte e sete DAS 101.1; e um DAS 102.4; e

II - da Controladoria-Geral da União para a Secretaria de Gestão, do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, um DAS 102.5; sete DAS 102.3; cento e quarenta e cinco DAS 102.2; e vinte e sete DAS 102.1.

art. 3º- Os apostilamentos decorrentes da aprovação da Estrutura Regimental de que trata o art. 1º deverão ocorrer no prazo de vinte dias, contado da data de publicação deste Decreto.

Parágrafo único - Após os apostilamentos previstos no caput, o Ministro de Estado do Controle e da Transparência fará publicar no Diário Oficial da União, no prazo de trinta dias, contado da data de publicação deste Decreto, relação nominal dos titulares dos cargos em comissão do Grupo-Direção e Assessoramento Superiores - DAS a que se refere o Anexo II, indicando, inclusive, o número de cargos vagos, sua denominação e respectivo nível.

Art. 4º - O regimento interno da Controladoria-Geral da União será aprovado pelo Ministro de Estado do Controle e da Transparência e publicado no Diário Oficial da União no prazo de noventa dias, contado da data de publicação deste Decreto.

Art. 5º - Este Decreto entra em vigor na data de sua publicação.

Art. 6º - Fica revogado o Decreto 4.785, de 21/07/2003.

Brasília, 24/01/2006; 185º da Independência e 118º da República Luiz Inácio Lula da Silva

ANEXO I - ESTRUTURA REGIMENTAL DA CONTROLADORIA GERAL DA UNIÃO
Capítulo I - DA NATUREZA E COMPETêNCIA (Ir para)
Art. 1º

- A Controladoria-Geral da União, órgão central do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal e integrante da estrutura da Presidência da República, dirigida pelo Ministro de Estado Chefe da Controladoria-Geral da União, tem como competência assistir direta e imediatamente O Presidente da República no desempenho de suas atribuições, quanto aos assuntos e providências que, no âmbito do Poder Executivo, sejam atinentes à defesa do patrimônio público, ao controle interno, à auditoria pública, à correição, à prevenção e ao combate à corrupção, às atividades de ouvidoria e ao incremento da transparência da gestão no âmbito da administração federal.

[Caput] com redação dada pelo Decreto 7.547, de 04/08/2011 (Vigência em 26/08/2011).

Redação anterior: [Art. 1º - A Controladoria-Geral da União, órgão central do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal e integrante da estrutura da Presidência da República, dirigida pelo Ministro de Estado do Controle e da Transparência, tem como competência assistir direta e imediatamente o Presidente da República no desempenho de suas atribuições, quanto aos assuntos e providências que, no âmbito do Poder Executivo, sejam atinentes à defesa do patrimônio público, ao controle interno, à auditoria pública, à correição, à prevenção e ao combate à corrupção, às atividades de ouvidoria e ao incremento da transparência da gestão no âmbito da administração pública federal.]

Parágrafo único - Compete ainda à Controladoria-Geral da União exercer a supervisão técnica dos órgãos que compõem o Sistema de Controle Interno, o Sistema de Correição e das unidades de ouvidoria do Poder Executivo Federal, prestando, como órgão central, a orientação normativa que julgar necessária.


Art. 2º

- A Controladoria-Geral da União encaminhará à Advocacia-Geral da União e ao Ministério Público os casos que configurem improbidade administrativa e todos quantos recomendem a indisponibilidade de bens, o ressarcimento ao erário e outras providências a cargo daqueles órgãos, bem assim provocará, sempre que necessária, a atuação do Tribunal de Contas da União, da Secretaria da Receita Federal do Ministério da Fazenda, dos órgãos do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal e, quando houver indícios de responsabilidade penal, do Departamento de Polícia Federal do Ministério da Justiça e do Ministério Público, inclusive quanto a representações ou denúncias que se afigurarem manifestamente caluniosas.


Capítulo II - DA ESTRUTURA ORGANIZACIONAL (Ir para)
Art. 3º

- A Controladoria-Geral da União tem a seguinte estrutura organizacional:

I - órgãos de assistência direta e imediata ao Ministro de Estado:

a) Gabinete;

b) Assessoria Jurídica; e

c) Secretaria-Executiva:

1. Assessoria Especial de Gestão de Projetos;

Item com redação dada pelo Decreto 6.656, de 20/11/2008.

Redação anterior: [1. Diretoria de Desenvolvimento Institucional;]

2. Diretoria de Gestão Interna; e

3. Diretoria de Sistemas e Informação;

II - órgãos específicos singulares:

a) Secretaria Federal de Controle Interno:

1. Diretoria de Auditoria da Área Econômica;

2. Diretoria de Auditoria da Área Social;

3. Diretoria de Auditoria da Área de Infra-Estrutura;

4. Diretoria de Auditoria da Área de Produção e Tecnologia;

Item com redação dada pelo Decreto 6.656, de 20/11/2008.

Redação anterior: [4. Diretoria de Auditoria da Área de Produção e Emprego;]

5. Diretoria de Planejamento e Coordenação das Ações de Controle; e

6. Diretoria de Auditoria de Pessoal, Previdência e Trabalho;

Item com redação dada pelo Decreto 6.656, de 20/11/2008.

Redação anterior: [6. Diretoria de Auditoria de Pessoal e de Tomada de Contas Especial;]

b) Ouvidoria-Geral da União;

c) Corregedoria-Geral da União:

1. Corregedoria-Geral Adjunta da Área Econômica;

2. Corregedoria-Geral Adjunta da Área de Infra-Estrutura; e

3. Corregedoria-Geral Adjunta da Área Social;

d) Secretaria de Prevenção da Corrupção e Informações Estratégicas:

1. Diretoria de Informações Estratégicas; e

2. Diretoria de Prevenção da Corrupção;

III - unidades descentralizadas: Controladorias Regionais da União nos Estados;

IV - órgãos colegiados:

a) Conselho de Transparência Pública e Combate à Corrupção;

b) Comissão de Coordenação de Controle Interno; e

c) Comissão de Coordenação de Correição.


Capítulo III - DAS COMPETêNCIAS DOS ÓRGãOS (Ir para)
Seção I - DOS ÓRGãOS DE ASSISTêNCIA DIRETA E IMEDIATA AO MINISTRO DE ESTADO(Ir para)
Art. 4º

- Ao Gabinete do Ministro de Estado compete:

I - assistir ao Ministro de Estado no âmbito de sua atuação, inclusive em sua representação funcional, política e social;

II - incumbir-se do preparo e despacho do expediente do Ministro de Estado e de sua pauta de audiências;

III - ocupar-se das relações públicas e apoiar a realização de eventos de que participe o Ministro de Estado com representações e autoridades nacionais e estrangeiras;

IV - planejar, coordenar e supervisionar o desenvolvimento das atividades de comunicação social da Controladoria-Geral da União;

V - acompanhar o andamento dos projetos de interesse da Controladoria-Geral da União, em tramitação no Congresso Nacional;

VI - coordenar, orientar e acompanhar os temas relacionados à área internacional de interesse da Controladoria-Geral da União; e

VII - realizar outras atividades determinadas pelo Ministro de Estado.


Art. 5º

- À Assessoria Jurídica compete:

I - prestar assessoria e consultoria ao Ministro de Estado em assuntos de natureza jurídica;

II - assistir ao Ministro de Estado no controle interno da legalidade dos atos a serem por ele praticados ou já efetivados;

III - elaborar estudos sobre temas jurídicos, quando solicitada, e examinar, prévia e conclusivamente, anteprojetos de lei, medidas provisórias, decretos e outros atos normativos de interesse da Controladoria-Geral da União;

IV - emitir parecer nas representações e denúncias que lhe forem encaminhadas, por determinação do Ministro de Estado, sugerindo as providências cabíveis;

V - preparar informações para instrução de processos judiciais de interesse da Controladoria-Geral da União;

VI - propor a declaração de nulidade de ato administrativo praticado no âmbito da Controladoria-Geral da União;

VII - examinar, prévia e conclusivamente, no âmbito da Controladoria-Geral da União, os textos de editais de licitação e de contratos, convênios, acordos ou atos congêneres, a serem celebrados e publicados, bem como os atos pelos quais se vá reconhecer a inexigibilidade, ou decidir pela dispensa de licitação; e

VIII - realizar outras atividades determinadas pelo Ministro de Estado.


Art. 6º

- À Secretaria-Executiva compete:

I - assistir ao Ministro de Estado na supervisão e coordenação das atividades das unidades integrantes da Controladoria-Geral da União;

II - auxiliar o Ministro de Estado na definição de diretrizes e na implementação das ações das áreas de competência das unidades da Controladoria-Geral da União;

III - assistir ao Ministro de Estado na coordenação dos processos de planejamento estratégico, organização e avaliação institucional;

IV - supervisionar e coordenar, no âmbito da Controladoria-Geral da União, as atividades de modernização administrativa, bem como as relacionadas com os sistemas federais de planejamento e de orçamento, de contabilidade, de administração financeira, de administração dos recursos de informação e informática, de recursos humanos e de serviços gerais;

V - providenciar o atendimento às consultas e aos requerimentos formulados pelo Congresso Nacional, pelo Poder Judiciário e pelo Ministério Público;

Inc. V com redação dada pelo Decreto 7.547, de 04/08/2011 (Vigência em 26/08/2011).

Redação anterior: [V - acompanhar e controlar o atendimento de diligências requeridas, fiscalizando o cumprimento dos respectivos prazos;]

VI - supervisionar e coordenar os estudos atinentes à elaboração de atos normativos relacionados com as funções da Controladoria-Geral da União; e

Inc. VI com redação dada pelo Decreto 7.547, de 04/08/2011 (Vigência em 26/08/2011).

Redação anterior: [VI - analisar as denúncias e representações recebidas, encaminhando-as, conforme a matéria, às unidades competentes para a adoção das medidas cabíveis;]

VII - realizar outras atividades determinadas pelo Ministro de Estado.”

Inc. VI com redação dada pelo Decreto 7.547, de 04/08/2011 (Vigência em 26/08/2011).

Redação anterior: [VII - providenciar o atendimento às consultas e aos requerimentos formulados pelo Congresso Nacional, pelo Poder Judiciário e pelo Ministério Público;]

VIII - supervisionar e coordenar os estudos atinentes à elaboração de atos normativos relacionados com as funções da Controladoria-Geral da União; e

IX - realizar outras atividades determinadas pelo Ministro de Estado.


Art. 7º

- À Assessoria Especial de Gestão de Projetos compete:

Artigo com redação dada pelo Decreto 6.656, de 20/11/2008.

I - assessorar o Secretário-Executivo no desenvolvimento, implantação e acompanhamento de projetos e ações estratégicas para a CGU;

II - formular e implementar estratégias e mecanismos de integração, desenvolvimento e fortalecimento institucional;

III - coordenar a elaboração e a consolidação dos planos e programas anuais e plurianuais da Controladoria-Geral da União, bem como acompanhar sua execução;

IV - coordenar, em articulação com a Diretoria de Gestão Interna, a elaboração de relatórios de atividades, inclusive o relatório anual de gestão;

V - planejar, coordenar e supervisionar a sistematização, padronização e implantação de técnicas e instrumentos de gestão e melhoria de processos;

VI - disponibilizar informações gerenciais, visando dar suporte ao processo decisório e à supervisão ministerial;

VII - proceder à articulação estratégica de assuntos institucionais específicos, determinados pelo Secretário-Executivo; e

VIII - auxiliar o Secretário-Executivo na promoção da gestão estratégica da Controladoria-Geral da União.

Redação anterior: [Art. 7º - À Diretoria de Desenvolvimento Institucional compete:
I - coordenar a elaboração e a consolidação dos planos e programas anuais e plurianuais da Controladoria-Geral da União, bem como acompanhar sua execução;
II - coordenar, em articulação com a Diretoria de Gestão Interna, a elaboração de relatórios de atividades, inclusive o relatório anual de gestão;
III - coordenar e acompanhar a elaboração e execução de projetos e ações realizados mediante convênios e acordos celebrados pela Controladoria-Geral da União;
IV - formular e implementar estratégias e mecanismos de integração, desenvolvimento e fortalecimento institucional;
V - planejar, coordenar e supervisionar a sistematização, padronização e implantação de técnicas e instrumentos de gestão e melhoria de processos; e
VI - coordenar, com os demais órgãos da Controladoria-Geral da União, a elaboração e implementação de programas e projetos de capacitação e de mobilização social na área de controle e combate à corrupção.]


Art. 8º

- À Diretoria de Gestão Interna compete:

I - planejar, coordenar e executar as atividades de gestão de recursos humanos e materiais, de logística e de orçamento e finanças da Controladoria-Geral da União;

Inc. I com redação dada pelo Decreto 7.547, de 04/08/2011 (Vigência em 26/08/2011).

Redação anterior: [I - planejar e coordenar a execução das atividades de gestão dos recursos humanos e materiais, de logística, e de orçamento e finanças da Controladoria-Geral da União;]

II - promover a elaboração, consolidação e acompanhamento da execução dos planos e programas da Controladoria-Geral da União, em articulação com a Assessoria Especial de Gestão de Projetos;

Inc. II com redação dada pelo Decreto 7.547, de 04/08/2011 (Vigência em 26/08/2011).

Redação anterior: [II - promover a elaboração, consolidação e acompanhamento da execução dos planos e programas da Controladoria-Geral da União, em articulação com a Diretoria de Desenvolvimento Institucional;]

III - planejar, coordenar e executar as atividades de gestão documental e bibliográfica da Controladoria-Geral da União;

Inc. III com redação dada pelo Decreto 7.547, de 04/08/2011 (Vigência em 26/08/2011).

Redação anterior: [III - coordenar as atividades de protocolo e aquelas relacionadas aos acervos documental e bibliográfico da Controladoria-Geral da União;]

IV - elaborar estudos em parceria com as demais áreas da Controladoria-Geral da União e propor medidas relacionadas às necessidades de adequação e expansão do quadro funcional e da infraestrutura física da Controladoria-Geral da União; e

Inc. IV com redação dada pelo Decreto 7.547, de 04/08/2011 (Vigência em 26/08/2011).

Redação anterior: [IV - realizar estudos e propor medidas relacionadas às necessidades de adequação e expansão do quadro funcional e da infra-estrutura física da Controladoria-Geral da União; e]

V - coordenar e acompanhar as atividades administrativas das unidades descentralizadas da Controladoria-Geral da União.”

Inc. V com redação dada pelo Decreto 7.547, de 04/08/2011 (Vigência em 26/08/2011).

Redação anterior: [V - supervisionar, coordenar, controlar e acompanhar as atividades administrativas das unidades descentralizadas da Controladoria-Geral da União.]


Art. 9º

- À Diretoria de Sistemas e Informação compete:

I - propor as diretrizes, normas e procedimentos que orientem e disciplinem a utilização dos recursos relacionados à tecnologia da informação na Controladoria-Geral da União, bem como verificar seu cumprimento;

II - promover, em consonância com as diretrizes aprovadas pela Controladoria-Geral da União, estudo prévio de viabilidade e de exeqüibilidade de desenvolvimento, contratação e manutenção das soluções de tecnologia e sistemas de informação;

III - disponibilizar soluções de tecnologia e sistemas de informação de que a Controladoria-Geral da União necessite;

IV - manter o controle patrimonial do parque de informática da Controladoria-Geral da União, em articulação com a Diretoria de Gestão Interna;

V - propor políticas de segurança da informação, bem como verificar a eficiência das ações implementadas no âmbito da Controladoria-Geral da União;

VI - promover a atividade de prospecção de novas tecnologias voltadas para a área de tecnologia da informação;

VII - disseminar e incentivar o uso de soluções de tecnologia da informação no âmbito da Controladoria-Geral da União; e

VIII - promover a articulação com outros órgãos do Poder Executivo Federal e dos demais Poderes nos temas relacionados à tecnologia da informação.


Seção II - DOS ÓRGãOS ESPECíFICOS SINGULARES(Ir para)
Art. 10

- À Secretaria Federal de Controle Interno compete:

I - exercer as atividades de órgão central do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal;

II - propor ao Ministro de Estado a normatização, a sistematização e a padronização dos procedimentos operacionais dos órgãos e das unidades integrantes do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal;

III - coordenar as atividades que exijam ações integradas dos órgãos e das unidades do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal;

IV - auxiliar o Ministro de Estado na supervisão técnica das atividades desempenhadas pelos órgãos e pelas unidades integrantes do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Federal;

V - subsidiar o Ministro de Estado na verificação da consistência dos dados contidos no relatório de gestão fiscal, conforme disposto no art. 54 da Lei Complementar 101, de 04/05/2000;

VI - auxiliar o Ministro de Estado na elaboração da prestação de contas anual do Presidente da República, a ser encaminhada ao Congresso Nacional, nos termos do disposto no art. 84, inc. XXIV, da Constituição;

VII - exercer o controle das operações de crédito, avais, garantias, direitos e haveres da União;

VIII - avaliar o desempenho e supervisionar a consolidação dos planos de trabalho das unidades de auditoria interna das entidades da administração pública federal indireta;

IX - verificar a observância dos limites e das condições para realização de operações de crédito e inscrição em restos a pagar;

X - verificar e avaliar a adoção de medidas para o retorno da despesa total com pessoal ao limite de que tratam os arts. 22 e 23 da Lei Complementar no 101/2000;

XI - verificar a adoção de providências para recondução dos montantes das dívidas consolidada e mobiliária aos limites de que trata o art. 31 da Lei Complementar 101/2000;

XII - verificar a destinação de recursos obtidos com a alienação de ativos, tendo em vista as restrições constitucionais e as da Lei Complementar 101/2000;

XIII - avaliar o cumprimento das metas estabelecidas no plano plurianual e na lei de diretrizes orçamentárias;

XIV - avaliar a execução dos orçamentos da União;

XV - fiscalizar e avaliar a execução dos programas de governo, inclusive ações descentralizadas realizadas à conta de recursos oriundos dos orçamentos da União, quanto ao nível de execução das metas e dos objetivos estabelecidos e à qualidade do gerenciamento;

XVI - fornecer informações sobre a situação físico-financeira dos projetos e das atividades constantes dos orçamentos da União;

XVII - realizar auditorias sobre a gestão dos recursos públicos federais sob a responsabilidade de órgãos e entidades públicos e privados, bem como sobre a aplicação de subvenções e renúncia de receitas;

XVIII - realizar atividades de auditoria e fiscalização nos sistemas contábil, financeiro, orçamentário, de pessoal, de recursos externos e demais sistemas administrativos e operacionais;

XIX - manter atualizado o cadastro de gestores públicos federais, para fins de prestação de contas ao Tribunal de Contas da União;

XX - apurar, em articulação com a Corregedoria-Geral da União e com a Secretaria de Prevenção da Corrupção e Informações Estratégicas, os atos ou fatos inquinados de ilegalidade ou irregularidade, praticados por agentes públicos ou privados, na utilização de recursos públicos federais;

XXI - determinar a instauração de tomadas de contas especiais e promover o seu registro para fins de acompanhamento;

XXII - zelar pela observância ao disposto no art. 29 da Lei 10.180, de 06/02/2001, supervisionando e coordenando a atualização e manutenção dos dados e dos registros pertinentes;

XXIII - promover capacitação e treinamento nas áreas de controle, auditoria e fiscalização, sob a orientação da Secretaria-Executiva; e

XXIV - realizar outras atividades determinadas pelo Ministro de Estado.


Art. 11

- Às Diretorias de Auditoria das Áreas Econômica, Social, de Infra-Estrutura, de Produção e Tecnologia e de Pessoal, Previdência e Trabalho compete realizar as atividades de auditoria e fiscalização da execução dos programas e ações governamentais dos órgãos e entidades da administração pública federal, nas suas respectivas áreas, à exceção dos órgãos e unidades da Presidência da República, da Advocacia-Geral da União, do Ministério das Relações Exteriores e do Ministério da Defesa.

Artigo com redação dada pelo Decreto 6.656, de 20/11/2008.

Redação anterior: [Art. 11 - Às Diretorias de Auditoria das Áreas Econômica, Social, de Infra-Estrutura, e de Produção e Emprego compete realizar as atividades de auditoria e fiscalização da execução dos programas e ações governamentais dos órgãos e entidades da administração pública federal, nas suas respectivas áreas, à exceção dos órgãos e unidades da Presidência da República, da Advocacia-Geral da União, do Ministério das Relações Exteriores e do Ministério da Defesa.]


Art. 12

- À Diretoria de Planejamento e Coordenação das Ações de Controle compete:

I - coordenar as ações relacionadas com o planejamento estratégico e operacional e a estatística das atividades da Secretaria Federal de Controle Interno;

II - realizar a aferição da qualidade e dos procedimentos de auditoria, fiscalização e outras ações de controle interno;

III - apoiar o Secretário Federal de Controle Interno na coordenação das ações de controle que envolvam mais de uma diretoria; e

IV - apoiar o Secretário Federal de Controle Interno na coordenação das ações de controle que exijam articulação centralizada com unidades regionais ou órgãos externos.


Art. 12-A

- À Diretoria de Auditoria da Área Econômica compete ainda:

Artigo acrescentado pelo Decreto 7.547, de 04/08/2011 (Vigência em 26/08/2011).

I - verificar a consistência dos dados contidos no Relatório de Gestão Fiscal, conforme disposto no art. 54 da Lei Complementar 101, de 4/05/2000;

Lei Complementar 101/2000, art. 54 (Responsabilidade civil)

II - consolidar as informações que compõem o relatório de atividades do Poder Executivo e monitorar o processo de elaboração da prestação de contas anual do Presidente da República, a ser encaminhada ao Congresso Nacional, nos termos do disposto no art. 84, inciso XXIV, da Constituição; e

CF/88, art. 84, XXIV (Prestação de contas. Presidente da República).

III - monitorar o atendimento às recomendações emanadas do Tribunal de Contas da União constantes do parecer prévio sobre a prestação de contas anual do Presidente da República.”


Art. 13

- À Diretoria de Auditoria de Pessoal, Previdência e Trabalho compete ainda:

[Caput] com redação dada pelo Decreto 6.656, de 20/11/2008.

Redação anterior: [Art. 13 - À Diretoria de Auditoria de Pessoal e de Tomada de Contas Especial compete:]

I - realizar auditorias e fiscalizações nos processos e sistemas de administração e pagamento de pessoal;

II - orientar e acompanhar as atividades de verificação da exatidão e suficiência dos dados relativos à admissão e desligamento de pessoal e à concessão de aposentadorias e pensões na administração pública federal direta, autárquica e fundacional, bem como às admissões e desligamentos nas empresas públicas e sociedades de economia mista; e

III - verificar, certificar e controlar as tomadas de contas especiais.


Art. 14

- À Ouvidoria-Geral da União compete:

I - orientar a atuação das demais unidades de ouvidoria dos órgãos e entidades do Poder Executivo Federal;

II - examinar manifestações referentes à prestação de serviços públicos pelos órgãos e entidades do Poder Executivo Federal;

III - propor a adoção de medidas para a correção e a prevenção de falhas e omissões dos responsáveis pela inadequada prestação do serviço público;

IV - produzir estatísticas indicativas do nível de satisfação dos usuários dos serviços públicos prestados no âmbito do Poder Executivo Federal;

V - contribuir com a disseminação das formas de participação popular no acompanhamento e fiscalização da prestação dos serviços públicos;

VI - identificar e sugerir padrões de excelência das atividades de ouvidoria do Poder Executivo Federal;

VII - sugerir a expedição de atos normativos e de orientações, visando corrigir situações de inadequada prestação de serviços públicos;

Inc. VII com redação dada pelo Decreto 7.547, de 04/08/2011 (Vigência em 26/08/2011).

Redação anterior: [VII - sugerir a expedição de atos normativos e de orientações, visando corrigir situações de inadequada prestação de serviços públicos; e]

VIII - promover capacitação e treinamento relacionados às atividades de ouvidoria; e

Inc. VIII com redação dada pelo Decreto 7.547, de 04/08/2011 (Vigência em 26/08/2011).

Redação anterior: [VIII - promover capacitação e treinamento relacionados às atividades de ouvidoria.]

IX - analisar as denúncias e representações recebidas na Controladoria-Geral da União, encaminhando-as, conforme a matéria, às unidades competentes para a adoção das medidas cabíveis.”

Inc. IX acrescentado pelo Decreto 7.547, de 04/08/2011 (Vigência em 26/08/2011).


Art. 15

- À Corregedoria-Geral da União compete:

I - exercer as atividades de órgão central do Sistema de Correição do Poder Executivo Federal;

II - analisar, em articulação com a Secretaria Federal de Controle Interno e com a Secretaria de Prevenção da Corrupção e Informações Estratégicas, as representações e as denúncias que forem encaminhadas à Controladoria-Geral da União;

III - conduzir investigações preliminares, inspeções, sindicâncias, inclusive as patrimoniais, e processos administrativos disciplinares;

IV - instaurar ou requisitar a instauração, de ofício ou a partir de representações e denúncias, de sindicâncias, processos administrativos disciplinares e demais procedimentos correcionais para apurar responsabilidade por irregularidades praticadas no âmbito do Poder Executivo Federal;

V - propor ao Ministro de Estado a avocação de sindicâncias, procedimentos e outros processos administrativos em curso em órgãos ou entidades da administração pública federal;

VI - instaurar sindicância ou processo administrativo ou, conforme o caso, propor ao Ministro de Estado representar ao Presidente da República para apurar eventual omissão das autoridades responsáveis pelos procedimentos a que se referem os incisos anteriores;

VII - apurar a responsabilidade de agentes públicos pelo descumprimento injustificado de recomendações do controle interno e das decisões do controle externo;

VIII - realizar inspeções nas unidades do Sistema de Correição do Poder Executivo Federal;

IX - verificar a regularidade das sindicâncias e dos processos administrativos instaurados no âmbito do Poder Executivo Federal;

X - propor a avocação e a declaração de nulidade de sindicâncias e dos procedimentos e processos administrativos disciplinares instaurados no âmbito do Poder Executivo Federal;

XI - propor a requisição de empregados e servidores públicos federais necessários à constituição de comissões de sindicância e de processo administrativo disciplinar;

XII - solicitar a órgãos e entidades públicas e pessoas físicas e jurídicas de direito privado documentos e informações necessários à instrução de procedimentos em curso na Controladoria-Geral da União;

XIII - requerer a órgãos e entidades da administração pública federal a realização de perícias; e

XIV - promover capacitação e treinamento em processo administrativo disciplinar e em outras atividades de correição, sob a orientação da Secretaria-Executiva.


Art. 16

- Às Corregedorias-Gerais Adjuntas da Área Econômica, de Infra-Estrutura e Social compete apurar irregularidades ocorridas em órgãos e entidades que se situam em suas esferas de competência, acompanhar e conduzir procedimentos correcionais, bem como coordenar as atividades das Corregedorias Setoriais que atuam junto aos Ministérios.


Art. 17

- À Secretaria de Prevenção da Corrupção e Informações Estratégicas compete:

I - promover o incremento da transparência pública;

II - supervisionar a coleta de informações estratégicas necessárias ao desenvolvimento das atividades da Controladoria-Geral da União;

Inc. II com redação dada pelo Decreto 7.547, de 04/08/2011 (Vigência em 26/08/2011).

Redação anterior: [II - coletar e dar tratamento às informações estratégicas necessárias aos desenvolvimentos das atividades da Controladoria-Geral da União;]

III - promover intercâmbio contínuo, com outros órgãos, de informações estratégicas para a prevenção e o combate à corrupção;

IV - estimular, coordenar e elaborar pesquisas e estudos sobre o fenômeno da corrupção e sobre a adequada gestão dos recursos públicos, consolidando e divulgando os dados e conhecimentos obtidos;

Inc. IV com redação dada pelo Decreto 7.547, de 04/08/2011 (Vigência em 26/08/2011).

Redação anterior: [IV - encaminhar à Secretaria Federal de Controle Interno e à Corregedoria-Geral da União informações recebidas de órgãos de investigação e inteligência;]

V - supervisionar o acompanhamento da evolução patrimonial dos agentes públicos do Poder Executivo Federal;

Inc. V com redação dada pelo Decreto 7.547, de 04/08/2011 (Vigência em 26/08/2011).

Redação anterior: [V - acompanhar a evolução patrimonial dos agentes públicos do Poder Executivo Federal e observar a existência de sinais exteriores de riqueza, identificando eventuais incompatibilidades com a sua renda declarada;]

VI - fomentar a participação da sociedade civil na prevenção da corrupção;

VII - atuar para prevenir situações de conflito de interesses no desempenho de funções públicas;

VIII - contribuir para a promoção da ética e o fortalecimento da integridade das instituições públicas;

IX - reunir e integrar dados e informações referentes à prevenção e ao combate à corrupção;

X - promover capacitação e treinamento relacionados às suas áreas de atuação, sob a orientação da Secretaria-Executiva;

Inc. X com redação dada pelo Decreto 7.547, de 04/08/2011 (Vigência em 26/08/2011).

Redação anterior: [X - promover capacitação e treinamento relacionados às suas áreas de atuação, sob a orientação da Secretaria-Executiva; e]

XI - coordenar, no âmbito da Controladoria-Geral da União, as atividades que exijam ações integradas de inteligência;

Inc. XI com redação dada pelo Decreto 7.547, de 04/08/2011 (Vigência em 26/08/2011).

Redação anterior: [XI - coordenar, no âmbito da Controladoria-Geral da União, as atividades que exijam ações integradas de inteligência.]

XII - orientar e supervisionar tecnicamente as ações de prevenção realizadas pelas Controladorias-Regionais da União nos estados; e

Inc. XII acrescentado pelo Decreto 7.547, de 04/08/2011 (Vigência em 26/08/2011).

XIII - representar a Controladoria-Geral da União em fóruns ou organismos nacionais ou internacionais relacionados ao combate e à prevenção da corrupção.”

Inc. XII acrescentado pelo Decreto 7.547, de 04/08/2011 (Vigência em 26/08/2011).


Art. 18

- À Diretoria de Informações Estratégicas compete:

I - manter intercâmbio com órgãos e entidades do poder público e instituições privadas, que realizem atividades de investigação e inteligência, visando à troca e ao cruzamento de informações estratégicas e à obtenção de conhecimento, necessários às atividades da Controladoria-Geral da União;

II - solicitar informações estratégicas a órgãos e entidades que atuem nas áreas de investigação e inteligência;

Inc. II com redação dada pelo Decreto 7.547, de 04/08/2011 (Vigência em 26/08/2011).

Redação anterior: [II - realizar solicitações de informações estratégicas a órgãos e entidades que atuem nas áreas de investigação e inteligência;]

III - prospectar tecnologias voltadas para a integração e análise de dados, com vistas à produção de informação estratégica;

Inc. III com redação dada pelo Decreto 7.547, de 04/08/2011 (Vigência em 26/08/2011).

Redação anterior: [III - dar tratamento às informações estratégicas coletadas, com vistas a subsidiar as atividades da Controladoria-Geral da União;]

IV - realizar análises, promover estudos e pesquisas para o desenvolvimento de técnicas de investigação que permitam identificar ilicitudes praticadas por agentes públicos federais;

Inc. IV com redação dada pelo Decreto 7.547, de 04/08/2011 (Vigência em 26/08/2011).

Redação anterior: [IV - realizar análises e pesquisas visando à identificação de ilicitudes praticadas por agentes públicos federais;]

V - proceder ao exame sistemático das declarações de bens e renda dos servidores públicos federais, instaurando, quando necessário, procedimento de investigação preliminar para apurar eventual enriquecimento ilícito;

VI - executar atividades de pesquisa e investigação, na área de inteligência, inclusive com emprego de técnicas operacionais, inspeções e análises com o objetivo de buscar e coletar dados que permitam produzir informações estratégicas para subsidiar as atividades da Controladoria-Geral da União;

Inc. VI com redação dada pelo Decreto 7.547, de 04/08/2011 (Vigência em 26/08/2011).

Redação anterior: [VI - produzir informações e conhecimentos estratégicos que possam subsidiar as atividades das demais unidades da Controladoria-Geral da União;]

VII - propor, em articulação com a Diretoria de Sistemas e Informações, medidas para salvaguardar dados, informações e conhecimentos sensíveis ou sigilosos no âmbito da Controladoria-Geral da União, bem como verificar a eficácia das ações implementadas;

Inc. VII com redação dada pelo Decreto 7.547, de 04/08/2011 (Vigência em 26/08/2011).

Redação anterior: [VII - propor e adotar medidas, em articulação com a Diretoria de Sistemas e Informação, que protejam a Controladoria-Geral da União contra a disseminação não autorizada de conhecimentos e informações sigilosas ou estratégicas; e]

VIII - requisitar dados e informações dos órgãos e entidades públicos e privados que gerenciem recursos públicos federais para subsidiar a produção de informações estratégicas necessárias aos desenvolvimentos das atividades da Controladoria-Geral da União;

Inc. VIII com redação dada pelo Decreto 7.547, de 04/08/2011 (Vigência em 26/08/2011).

Redação anterior: [VIII - atuar na prevenção e neutralização das ações de inteligência adversa.]

IX - acompanhar a evolução patrimonial dos agentes públicos do Poder Executivo Federal e observar a existência de sinais exteriores de riqueza, identificando eventuais incompatibilidades com a sua renda declarada, na forma do art. 7º do Decreto 5.483, de 30/06/2005; e

Inc. IX acrescentado pelo Decreto 7.547, de 04/08/2011 (Vigência em 26/08/2011).

X - acompanhar, por meio de sistemas de informação, a evolução dos padrões das despesas públicas federais.

Inc. X acrescentado pelo Decreto 7.547, de 04/08/2011 (Vigência em 26/08/2011).


Art. 19

- À Diretoria de Prevenção da Corrupção compete:

I - elaborar estudos e propor inovações ou alterações normativas para prevenção ou combate à corrupção;

Inc. I com redação dada pelo Decreto 7.547, de 04/08/2011 (Vigência em 26/08/2011).

Redação anterior: [I - realizar pesquisas e estudos sobre o fenômeno da corrupção, consolidando e divulgando os dados e conhecimentos obtidos;]

II - propor e executar projetos e ações que contribuam para o incremento da transparência da gestão pública;

III - coordenar e apoiar os órgãos e entidades públicas na implementação de políticas e programas de promoção da transparência e prevenção da corrupção;

Inc. III com redação dada pelo Decreto 7.547, de 04/08/2011 (Vigência em 26/08/2011).

Redação anterior: [III - desenvolver metodologias para a construção de mapas de risco em instituições públicas e propor medidas que previnam danos ao patrimônio público;]

IV - propor, implementar e monitorar medidas de prevenção e combate à corrupção relacionadas às convenções e compromissos internacionais assumidos pelo Brasil;

Inc. IV com redação dada pelo Decreto 7.547, de 04/08/2011 (Vigência em 26/08/2011).

Redação anterior: [IV - acompanhar a implementação das convenções e compromissos internacionais assumidos pelo Brasil, que tenham como objeto a prevenção e o combate à corrupção;]

V - propor e adotar medidas para a identificação e prevenção de situações de conflito de interesses no desempenho de funções públicas;

Inc. V com redação dada pelo Decreto 7.547, de 04/08/2011 (Vigência em 26/08/2011).

Redação anterior: [V - propor e adotar medidas que previnam situações de conflito de interesses no desempenho de funções públicas; e]

VI - propor e coordenar a execução de ações que estimulem a participação dos cidadãos no controle social;

Inc. VI com redação dada pelo Decreto 7.547, de 04/08/2011 (Vigência em 26/08/2011).

Redação anterior: [VI - estimular a participação dos cidadãos no controle social.]

VII - desenvolver projetos e coordenar a execução de ações de promoção da ética e fortalecimento da integridade no Poder Executivo Federal e no setor privado;

Inc. VII acrescentado pelo Decreto 7.547, de 04/08/2011 (Vigência em 26/08/2011).

VIII - propor e coordenar a execução de ações que contribuam para o fortalecimento da gestão pública no que se refere à aplicação dos recursos federais pelos estados e municípios;

Inc. VIII acrescentado pelo Decreto 7.547, de 04/08/2011 (Vigência em 26/08/2011).

IX - propor parcerias com entes públicos e privados com vistas ao desenvolvimento de projetos de prevenção da corrupção;

Inc. IX acrescentado pelo Decreto 7.547, de 04/08/2011 (Vigência em 26/08/2011).

X - promover a disseminação de conhecimento sobre corrupção, ética, transparência e integridade; e

Inc. X acrescentado pelo Decreto 7.547, de 04/08/2011 (Vigência em 26/08/2011).

XI - promover projetos e ações de capacitação dos agentes públicos federais em assuntos relacionados à boa governança dos recursos públicos.”

Inc. XI acrescentado pelo Decreto 7.547, de 04/08/2011 (Vigência em 26/08/2011).


Seção III - DAS UNIDADES DESCENTRALIZADAS(Ir para)
Art. 20

- Às Controladorias Regionais da União nos Estados compete desempenhar, no âmbito da respectiva área de atuação e sob a supervisão dos dirigentes das unidades centrais, as atribuições estabelecidas em regimento interno.


Seção IV - DOS ÓRGãOS COLEGIADOS(Ir para)
Art. 21

- Ao Conselho de Transparência Pública e Combate à Corrupção, criado pela Lei 10.683, de 28/05/2003, cabe exercer as competências estabelecidas no Decreto 4.923, de 18/12/2003.


Art. 22

- À Comissão de Coordenação de Controle Interno cabe exercer as competências estabelecidas no art. 10 do Decreto 3.591, de 06/09/2000.


Art. 23

- À Comissão de Coordenação de Correição cabe exercer as competências estabelecidas no art. 6º do Decreto 5.480, de 30/06/2005.


Capítulo IV - DAS ATRIBUIçõES DOS DIRIGENTES (Ir para)
Seção I - DO SECRETáRIO-EXECUTIVO(Ir para)
Art. 24

- Ao Secretário-Executivo incumbe assistir ao Ministro de Estado no desempenho das seguintes atribuições:

I - coordenar e consolidar os planos e projetos da Controladoria-Geral da União;

II - planejar, dirigir, orientar, avaliar e controlar a execução dos projetos e atividades supervisionados pela Secretaria-Executiva;

III - supervisionar e coordenar a articulação das unidades da Controladoria-Geral da União com os órgãos da Presidência da República, da Vice-Presidência da República, da administração pública federal, direta e indireta, e das sociedades de economia mista e suas subsidiárias ou controladas;

IV - supervisionar o planejamento e a execução das atividades de orçamento e dos assuntos administrativos da Controladoria-Geral da União;

V - exercer as atividades de supervisão e coordenação das unidades integrantes da estrutura da Controladoria-Geral da União;

VI - determinar a instauração de procedimento correcional e de ações de controle; e

VII - exercer outras atribuições que lhe forem cometidas pelo Ministro de Estado.


Seção II - DOS DEMAIS DIRIGENTES(Ir para)
Art. 25

- Ao Chefe de Gabinete do Ministro, ao Chefe da Assessoria Jurídica, ao Secretário Federal de Controle Interno, ao Ouvidor-Geral, ao Corregedor-Geral, ao Secretário de Prevenção da Corrupção e Informações Estratégicas, aos Diretores e aos demais dirigentes incumbe planejar, dirigir e coordenar a execução das atividades das respectivas unidades e exercer outras atribuições que lhes forem cometidas.


Capítulo V - DAS DISPOSIçõES FINAIS (Ir para)
Art. 26

- As requisições de pessoal para ter exercício na Controladoria-Geral da União são irrecusáveis, por tempo indeterminado, e deverão ser prontamente atendidas.

Parágrafo único - As requisições de que trata o caput serão feitas por intermédio da Casa Civil da Presidência da República.


Art. 27

- Aos servidores e aos empregados públicos de qualquer órgão ou entidade da administração pública federal, colocados à disposição da Controladoria-Geral da União, são assegurados todos os direitos e vantagens a que façam jus no órgão ou entidade de origem, inclusive promoção e progressão funcionais.

§ 1º - O servidor ou empregado público requisitado continuará contribuindo para a instituição de previdência a que for filiado, sem interrupção da contagem de tempo de serviço no órgão ou entidade de origem.

§ 2º - O período em que o servidor ou empregado público permanecer à disposição da Controladoria-Geral da União será considerado, para todos os efeitos da vida funcional, como efetivo exercício no cargo ou emprego que ocupe no órgão ou entidade de origem.

§ 3º - A progressão e a promoção a que se referem o caput, respeitados os critérios de cada órgão ou entidade, poderá ser concedida pela administração pública federal, direta e indireta, sem prejuízo das cotas ou limites fixados nos respectivos regulamentos de pessoal.


Art. 28

- O desempenho de função na Controladoria-Geral da União constitui serviço relevante e título de merecimento, para todos os efeitos da vida funcional do servidor ou empregado público.


Art. 29

- O regimento interno definirá o detalhamento das unidades integrantes da Estrutura Regimental da Controladoria-Geral da União, as competências das respectivas unidades e as atribuições de seus dirigentes.

ANEXO II

Anexo II com redação dada pelo Decreto 7.547, de 04/08/2011 (Vigência em 26/08/2011).

a)QUADRO DEMONSTRATIVO DOS CARGOS EM COMISSÃO E DAS FUNÇÕES GRATIFICADAS DA CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO

UNIDADE

CARGO
FUNÇÃO

DENOMINAÇÃO
CARGO
FUNÇÃO

NE/DAS/FG


2Assessor Especial102.5

5Assessor102.4




GABINETE1Chefe101.5

3Assistente102.2

3Assistente Técnico102.1




Assessoria de Comunicação Social1Chefe101.4

1Assistente102.2




Assessoria para Assuntos Internacionais1Chefe101.4




ASSESSORIA JURÍDICA1Chefe101.5
Coordenação1Coordenador101.3




Coordenação-Geral de Processos Administrativos eJudiciais1Coordenador-Geral101.4
Divisão1Chefe101.2




Coordenação-Geral de Elaboração deAtos Normativos1Coordenador-Geral101.4
Divisão1Chefe101.2




SECRETARIA-EXECUTIVA1Secretário-ExecutivoNE

1Assessor Especial102.5

1Assessor102.4




Gabinete1Chefe101.4

1Assessor Técnico102.3

2Assistente Técnico102.1




ASSESSORIA ESPECIAL DE GESTÃO DE PROJETOS1Chefe101.5
Coordenação-Geral de Planejamento e AvaliaçãoInstitucional1Coordenador-Geral101.4

1Assistente102.2
Coordenação-Geral de Integração eModernização Institucional1Coordenador-Geral101.4




DIRETORIA DE GESTÃO INTERNA1Diretor101.5

1Chefe101.2




Coordenação-Geral de Recursos Humanos1Coordenador-Geral101.4
Coordenação1Coordenador101.3
Divisão3Chefe101.2




Coordenação-Geral de Recursos Logísticos1Coordenador-Geral101.4
Coordenação3Coordenador101.3
Serviço2Chefe101.1




Coordenação-Geral de Planejamento, Orçamentoe Finanças1Coordenador-Geral101.4
Coordenação1Coordenador101.3
Divisão1Chefe101.2
Serviço2Chefe101.1




Coordenação-Geral de Documentação eInformação1Coordenador-Geral101.4
Coordenação1Coordenador101.3
Divisão1Chefe101.2
Serviço1Chefe101.1




DIRETORIA DE SISTEMAS E INFORMAÇÃO1Diretor101.5

1Assessor Técnico102.3




Coordenação-Geral de Informação1Coordenador-Geral101.4
Coordenação1Coordenador101.3
Divisão3Chefe101.2
Serviço1Chefe101.1




Coordenação-Geral de Infraestrutura Tecnológica1Coordenador-Geral101.4
Coordenação1Coordenador101.3
Divisão2Chefe101.2
Serviço3Chefe101.1




SECRETARIA FEDERAL DE CONTROLE INTERNO1Secretário101.6

1Secretário-Adjunto101.5

2Assessor102.4




Gabinete1Chefe101.4

3Assessor Técnico102.3




Divisão5Chefe101.2

4Assistente Técnico102.1

4
FG-1




Coordenação-Geral de Normas e Orientaçãopara o Sistema de Controle Interno1Coordenador-Geral101.4
Divisão2Chefe101.2

1Assistente Técnico102.1




DIRETORIA DE AUDITORIA DA ÁREA ECONÔMICA1Diretor101.5

1Assessor Técnico102.3




Coordenação-Geral de Auditoria da ÁreaFazendária I1Coordenador-Geral101.4
Divisão3Chefe101.2

1Assistente Técnico102.1




Coordenação-Geral de Auditoria da ÁreaFazendária II1Coordenador-Geral101.4
Divisão2Chefe101.2

1Assistente Técnico102.1




Coordenação-Geral de Auditoria da Área dePlanejamento, Orçamento e Gestão1Coordenador-Geral101.4
Divisão2Chefe101.2

1Assistente Técnico102.1




Coordenação-Geral de Auditoria da Área deDesenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior1Coordenador-Geral101.4
Divisão2Chefe101.2

1Assistente Técnico102.1




Coordenação-Geral de Contas do Governo1Coordenador-Geral101.4
Divisão3Chefe101.2

1Assistente Técnico102.1




DIRETORIA DE AUDITORIA DA ÁREA SOCIAL1Diretor101.5

1Assessor Técnico102.3




Coordenação-Geral de Auditoria da Área deJustiça e Segurança Pública1Coordenador-Geral101.4
Divisão3Chefe101.2

1Assistente Técnico102.1




Coordenação-Geral de Auditoria da Área deDesenvolvimento Social1Coordenador-Geral101.4
Divisão2Chefe101.2

1Assistente Técnico102.1




Coordenação-Geral de Auditoria da Área deSaúde1Coordenador-Geral101.4
Divisão5Chefe101.2

1Assistente Técnico102.1




Coordenação-Geral de Auditoria da Área deEducação I1Coordenador-Geral101.4
Divisão3Chefe101.2

1Assistente Técnico102.1




Coordenação-Geral de Auditoria da Área deEducação II1Coordenador-Geral101.4
Divisão3Chefe101.2

1Assistente Técnico102.1




DIRETORIA DE AUDITORIA DA ÁREA DE INFRAESTRUTURA1Diretor101.5

1Assessor Técnico102.3




Coordenação-Geral de Auditoria da Área doMeio Ambiente1Coordenador-Geral101.4
Divisão3Chefe101.2

1Assistente Técnico102.1




Coordenação-Geral de Auditoria da Área deMinas e Energia1Coordenador-Geral101.4
Divisão3Chefe101.2

1Assistente Técnico102.1




Coordenação-Geral de Auditoria da Área deCiência e Tecnologia1Coordenador-Geral101.4
Divisão3Chefe101.2

1Assistente Técnico102.1




Coordenação-Geral de Auditoria da Área deTransportes1Coordenador-Geral101.4
Divisão3Chefe101.2

1Assistente Técnico102.1




Coordenação-Geral de Auditoria da Área deCidades1Coordenador-Geral101.4
Divisão3Chefe101.2

1Assistente Técnico102.1




Coordenação-Geral de Auditoria da Área deIntegração Nacional1Coordenador-Geral101.4
Divisão2Chefe101.2

1Assistente Técnico102.1




DIRETORIA DE AUDITORIA DA ÁREA DE PRODUÇÃOE TECNOLOGIA1Diretor101.5

1Assessor Técnico102.3




Coordenação-Geral de Auditoria da Área deAgricultura, Pecuária e Abastecimento1Coordenador-Geral101.4
Divisão3Chefe101.2

1Assistente Técnico102.1




Coordenação-Geral de Auditoria da Área deDesenvolvimento Agrário1Coordenador-Geral101.4
Divisão2Chefe101.2

1Assistente Técnico102.1




Coordenação-Geral de Auditoria da Área deTurismo e Esporte1Coordenador-Geral101.4
Divisão2Chefe101.2

1Assistente Técnico102.1




Coordenação-Geral de Auditoria da Área deCultura1Coordenador-Geral101.4
Divisão2Chefe101.2

1Assistente Técnico102.1




Coordenação-Geral de Auditoria da Área deComunicações1Coordenador-Geral101.4
Divisão2Chefe101.2

1Assistente Técnico102.1




DIRETORIA DE PLANEJAMENTO E COORDENAÇÃO DAS AÇÕESDE CONTROLE1Diretor101.5

1Assessor Técnico102.3




Coordenação-Geral de Planejamento e Avaliação1Coordenador-Geral101.4
Divisão3Chefe101.2

1Assistente Técnico102.1




Coordenação-Geral de Técnicas,Procedimentos e Qualidade1Coordenador-Geral101.4
Divisão2Chefe101.2

1Assistente Técnico102.1




Coordenação-Geral de OperaçõesEspeciais1Coordenador-Geral101.4
Divisão3Chefe101.2

1Assistente Técnico102.1




Coordenação-Geral de Recursos Externos1Coordenador-Geral101.4
Divisão1Chefe101.2




DIRETORIA DE AUDITORIA DE PESSOAL, PREVIDÊNCIA E TRABALHO1Diretor101.5

1Assessor Técnico102.3




Coordenação-Geral de Auditoria da Área dePessoal e Benefícios e de Tomada de Contas Especial1Coordenador-Geral101.4
Divisão5Chefe101.2

1Assistente Técnico102.1




Coordenação-Geral de Auditoria da Área dePrevidência Social1Coordenador-Geral101.4
Divisão3Chefe101.2

1Assistente Técnico102.1




Coordenação-Geral de Auditoria da Área deTrabalho e Emprego1Coordenador-Geral101.4
Divisão3Chefe101.2

1Assistente Técnico102.1




Coordenação-Geral de Auditoria da Área deServiços Sociais1Coordenador-Geral101.4
Divisão2Chefe101.2

1Assistente Técnico102.1




OUVIDORIA-GERAL DA UNIÃO1Ouvidor-Geral101.6
Gabinete1Chefe101.4

2Assistente102.2




Coordenação-Geral de Acompanhamento e Controledas Atividades de Ouvidoria1Coordenador-Geral101.4
Divisão1Chefe101.2




Coordenação-Geral de Atendimento ao Cidadão1Coordenador-Geral101.4
Divisão1Chefe101.2




CORREGEDORIA-GERAL DA UNIÃO1Corregedor-Geral da União101.6
Gabinete1Chefe101.4

1Assistente102.2

1Assistente Técnico102.1




CORREGEDORIA-ADJUNTA DA ÁREA ECONÔMICA1Corregedor-Adjunto101.5

1Assistente102.2

1Assistente Técnico102.1




Corregedoria-Setorial dos Ministérios da Agricultura,Pecuária e Abastecimento e da Pesca e Aquicultura1Corregedor-Setorial101.4




Corregedoria-Setorial dos Ministérios doDesenvolvimento, Indústria e Comercio Exterior e do Turismo1Corregedor-Setorial101.4




Corregedoria-Setorial do Ministério do DesenvolvimentoAgrário1Corregedor-Setorial101.4




Corregedoria-Setorial do Ministério da Fazenda1Corregedor-Setorial101.4




Corregedoria-Setorial do Ministério do Planejamento,Orçamento e Gestão1Corregedor-Setorial101.4




Corregedoria-Setorial do Ministério das RelaçõesExteriores1Corregedor-Setorial101.4




CORREGEDORIA-ADJUNTA DA ÁREA DE INFRAESTRUTURA1Corregedor-Adjunto101.5

1Assistente102.2

1Assistente Técnico102.1




Corregedoria-Setorial do Ministério das Cidades1Corregedor-Setorial101.4




Corregedoria-Setorial do Ministério das Comunicações1Corregedor-Setorial101.4



Art. 29-A

Redação anterior (do Decreto 6.656 de 20/11/2008):

ANEXO II

a) QUADRO DEMONSTRATIVO DOS CARGOS EM COMISSÃO E DAS FUNÇÕES GRATIFICADAS DA CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO.

<
UNIDADECARGO/ FUNÇÃODENOMINAÇÃO CARGO/FUNÇÃONE/ DAS/ FG
 2Assessor Especial102.5
 5Assessor102.4
    
GABINETE1Chefe de Gabinete101.5
 1Assessor Técnico102.3
 5Assistente102.2
 3Assistente Técnico102.1
    
Assessoria de Comunicação Social1Chefe101.4
 1Assistente102.2
    
Assessoria para Assuntos Internacionais1Chefe101.4
    
ASSESSORIA JURÍDICA1Chefe101.5
 2Assessor102.4
 2Assistente102.2
Coordenação1Coordenador101.3
    
SECRETARIA-EXECUTIVA1Secretário-ExecutivoNE
 1Assessor Especial102.5
 2Assessor102.4
    
Gabinete1Chefe 101.4
 1Assessor Técnico102.3
 2Assistente Técnico102.1
    
Assessoria Especial de Gestão de Projetos 1Chefe101.5
 2Gerente101.4
 1Assistente102.2
    
Coordenação-Geral de Diligências1Coordenador-Geral101.4
Divisão1Chefe 101.2
    
DIRETORIA DE GESTÃO INTERNA1Diretor101.5
 2Assessor Técnico102.3
 1Assistente102.2
 2Assistente Técnico102.1
    
Coordenação-Geral de Recursos Humanos1Coordenador-Geral101.4
Coordenação1Coordenador101.3
Divisão1Chefe 101.2
    
Coordenação-Geral de Recursos Logísticos1Coordenador-Geral101.4
Coordenação1Coordenador101.3
Divisão1Chefe 101.2
    
Coordenação-Geral de Planejamento eOrçamento1Coordenador-Geral101.4
Coordenação1Coordenador101.3
Divisão1Chefe 101.2
    
Coordenação-Geral de Serviços deSecretaria1Coordenador-Geral101.4
Coordenação1Coordenador101.3
Divisão1Chefe 101.2
Serviço1Chefe 101.1
    
DIRETORIA DE SISTEMAS E INFORMAÇÃO1Diretor101.5
 1Assessor Técnico102.3
    
Coordenação-Geral de Informação1Coordenador-Geral101.4
Coordenação2Coordenador101.3
Divisão2Chefe 101.2
    
Coordenação-Geral de Infra-EstruturaTecnológica1Coordenador-Geral101.4
Divisão3Chefe 101.2
Serviço4Chefe 101.1
    
SECRETARIA FEDERAL DE CONTROLE INTERNO1Secretário101.6
 1Secretário-Adjunto101.5
 2Assessor102.4
    
Gabinete1Chefe101.4
 3Assessor Técnico102.3
Divisão5Chefe 101.2
 4Assistente Técnico102.1
 4 FG-1
    
Coordenação-Geral de Normas e Orientaçãopara o Sistema de Controle Interno1Coordenador-Geral101.4
Divisão2Chefe 101.2
 1Assistente Técnico102.1
    
Coordenação-Geral de Contas do Governo1Coordenador-Geral101.4
Divisão3Chefe 101.2
 1Assistente Técnico102.1
    
DIRETORIA DE AUDITORIA DA ÁREA ECONÔMICA1Diretor101.5
 1Assessor Técnico102.3
    
Coordenação-Geral de Auditoria da ÁreaFazendária I1Coordenador-Geral101.4
Divisão3Chefe 101.2
 1Assistente Técnico102.1
    
Coordenação-Geral de Auditoria da ÁreaFazendária II1Coordenador-Geral101.4
Divisão2Chefe101.2
 1Assistente Técnico102.1
Coordenação-Geral de Auditoria da Áreade Planejamento, Orçamento e Gestão1Coordenador-Geral101.4
Divisão2Chefe 101.2
 1Assistente Técnico102.1
    
Coordenação-Geral de Auditoria da Áreade Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior1Coordenador-Geral101.4
Divisão2Chefe 101.2
 1Assistente Técnico102.1
    
DIRETORIA DE AUDITORIA DA ÁREA SOCIAL1Diretor101.5
 1Assessor Técnico102.3
    
Coordenação-Geral de Auditoria da Áreade Justiça e Segurança Pública1Coordenador-Geral101.4
Divisão3Chefe 101.2
 1Assistente Técnico102.1
    
Coordenação-Geral de Auditoria da Áreade Desenvolvimento Social1Coordenador-Geral101.4
Divisão2Chefe 101.2
 1Assistente Técnico102.1
    
Coordenação-Geral de Auditoria da Áreade Saúde1Coordenador-Geral101.4
Divisão5Chefe 101.2
 1Assistente Técnico102.1
    
Coordenação-Geral de Auditoria da Áreade Educação I1Coordenador-Geral101.4
Divisão3Chefe 101.2
 1Assistente Técnico102.1
    
Coordenação-Geral de Auditoria da Áreade Educação II1Coordenador-Geral101.4
Divisão3Chefe101.2
 1Assistente Técnico102.1
    
DIRETORIA DE AUDITORIA DA ÁREA DEINFRA-ESTRUTURA1Diretor101.5
 1Assessor Técnico102.3
    
Coordenação-Geral de Auditoria da Áreado Meio Ambiente1Coordenador-Geral101.4
Divisão3Chefe 101.2
 1Assistente Técnico102.1
    
Coordenação-Geral de Auditoria da Áreade Minas e Energia1Coordenador-Geral101.4
Divisão3Chefe 101.2
 1Assistente Técnico102.1
    
Coordenação-Geral de Auditoria da Áreade Ciência e Tecnologia1Coordenador-Geral101.4
Divisão3Chefe 101.2
 1Assistente Técnico102.1
    
Coordenação-Geral de Auditoria da Áreade Transportes1Coordenador-Geral101.4
Divisão3Chefe 101.2
 1Assistente Técnico102.1
    
Coordenação-Geral de Auditoria da Áreade Cidades1Coordenador-Geral101.4
Divisão3Chefe 101.2
 1Assistente Técnico102.1
    
Coordenação-Geral de Auditoria da Áreade Integração Nacional1Coordenador-Geral101.4
Divisão2Chefe 101.2
 1Assistente Técnico102.1
    
DIRETORIA DE AUDITORIA DA ÁREA DE PRODUÇÃOE TECNOLOGIA1Diretor101.5
 1Assessor Técnico102.3
    
Coordenação-Geral de Auditoria da Áreade Agricultura, Pecuária e Abastecimento1Coordenador-Geral101.4
Divisão3Chefe 101.2
 1Assistente Técnico102.1
    
Coordenação-Geral de Auditoria da Áreade Desenvolvimento Agrário1Coordenador-Geral101.4
Divisão2Chefe 101.2
 1Assistente Técnico102.1
    
Coordenação-Geral de Auditoria da Áreade Turismo e Esportes1Coordenador-Geral101.4
Divisão2Chefe 101.2
 1Assistente Técnico102.1
    
Coordenação-Geral de Auditoria da Áreade Cultura1Coordenador-Geral101.4
Divisão2Chefe 101.2
 1Assistente Técnico102.1
    
Coordenação-Geral de Auditoria da Áreade Comunicações1Coordenador-Geral101.4
Divisão2Chefe101.2
 1Assistente Técnico102.1
    
DIRETORIA DE PLANEJAMENTO E COORDENAÇÃODAS AÇÕES DE CONTROLE1Diretor101.5
 1Assessor Técnico102.3
    
Coordenação-Geral de Planejamento eAvaliação1Coordenador-Geral101.4
Divisão3Chefe 101.2
 1Assistente Técnico102.1
    
Coordenação-Geral de Técnicas,Procedimentos e Qualidade1Coordenador-Geral101.4
Divisão2Chefe 101.2
 1Assistente Técnico102.1
    
Coordenação-Geral de OperaçõesEspeciais1Coordenador-Geral101.4
Divisão3Chefe 101.2
 1Assistente Técnico102.1
    
Coordenação-Geral de Recursos Externos1Coordenador-Geral101.4
Divisão1Chefe101.2
    
DIRETORIA DE AUDITORIA DE PESSOAL, PREVIDÊNCIA ETRABALHO1Diretor101.5
 1Assessor Técnico102.3
    
Coordenação-Geral de Auditoria da Áreade Pessoal e Benefícios e de Tomada de Contas Especial1Coordenador-Geral101.4
Divisão5Chefe 101.2
 1Assistente Técnico102.1
    
Coordenação-Geral de Auditoria da Áreade Previdência Social1Coordenador-Geral101.4
Divisão3Chefe 101.2
 1Assistente Técnico102.1
    
Coordenação-Geral de Auditoria da Áreade Trabalho e Emprego1Coordenador-Geral101.4
Divisão3Chefe101.2
 1Assistente Técnico102.1
    
Coordenação-Geral de Auditoria da Áreade Serviços Sociais1Coordenador-Geral101.4
Divisão2Chefe101.2
 1Assistente Técnico102.1
    
OUVIDORIA-GERAL DA UNIÃO1Ouvidor-Geral101.6
 1Assessor102.4
 7Assistente102.2
    
CORREGEDORIA-GERAL DA UNIÃO1Corregedor-Geral101.6
 1Assessor102.4
 1Assistente102.2
 1Assistente Técnico102.1
      
CORREGEDORIA-GERAL ADJUNTA DA ÁREA ECONÔMICA1Corregedor-Geral Adjunto101.5
 1Assistente102.2
 1Assistente Técnico102.1
    
Corregedoria Setorial do Ministério daAgricultura, Pecuária e Abastecimento1Corregedor Setorial101.4